top of page

Luta conjunta contra a PEC da Reforma Administrativa


A Fenajufe participou de reunião preparatória esta semana para organizar a defesa dos assuntos prioritários que serão discutidos na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Um dos temas de destaque da reunião foi a Reforma Administrativa (PEC 32), novamente pautada na mídia, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.


Representando a Fenajufe participaram do encontro, os coordenadores plantonistas Manoel Gérson e Paulo José; o diretor da Federação, Fabiano dos Santos também esteve presente e participou pela CSP – Conlutas. Além de dirigentes do Fonasefe, Fonacate e das centrais sindicais.


Os coordenadores fizeram intervenções acerca dos caminhos da luta contra a Reforma Administrativa. Para a Fenajufe, é necessário intensificar a luta conjunta das entidades contra a reforma, que na verdade é o desmonte do serviço público. Nesse sentido, é preciso manter a defesa dos serviços e servidores públicos contra a agenda econômica imposta pela bancada privatista do Congresso


Paulo José defendeu que é preciso que servidores lutem para que a reforma seja retirada da Câmara dos Deputados. Para ele, a matéria tem que ser requisitada pelo Executivo porque assim será votada no plenário a requisição e não a proposta. Como a PEC 32 já passou por várias comissões, a matéria deve ser levada ao plenário.


Já o coordenador Fabiano dos Santos, destacou que é necessário e urgente que o governo federal firme compromisso com as servidoras e servidores pela efetiva retirada da PEC 32. “Não queremos apenas um pedido”, destacou o dirigente.


Manoel Gérson apontou que a retirada da PEC 32 passa por votação na Câmara e alertou para o risco de precipitar a reforma no plenário, considerando o peso das bancadas pró-mercado, que tende a favorecer a aprovação da matéria. Mencionou ainda que na MNNP é importante buscar e reafirmar compromisso do governo contra a reforma regressiva e por diálogo para qualquer discussão de eventual proposta alternativa.


As entidades firmaram consenso na luta conjunta contra a PEC32 e pela retirada da proposta como um dos temas a serem discutidos na MNNP com o governo.


Fonte: Fenajufe


10 visualizações
bottom of page